O Município de Campo Mourão decretou na última sexta-feira o retorno do funcionamento das feiras livres, da feira do produtor e da Feira da Economia Criativa durante o período de emergência em saúde pública, para fins de enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus (COVID-19). O funcionamento está liberado a partir desta segunda-feira, 27.
Desta forma, as feiras livres e feiras do produtor poderão ocorrer de segunda-feira à sábado, das 16 às 21 horas, e a Feira da Economia Criativa aos domingos, das 9 às 20 horas, observados alguns critérios de padronização de montagem e operacionalização, como espaçamento, admitindo-se no máximo, a presença de dois feirantes por banca, uma pessoa designada exclusivamente para trabalhar no caixa, recomendando-se que os feirantes tenham idade inferior a 60 anos e que não apresentem sistemas respiratórios (febre, tosse, coriza, entre outros).
Deverá ainda ser implantada uma fita de isolamento que impeça o consumidor de se aproximar a menos de um metro dos produtos expostos, de forma que apenas o feirante possa manusear os produtos. Estão ainda proibidos e áreas de recreação, degustação e consumo no local de alimentos ou bebidas, bem como experimentar bijuterias e outros produtos corporais ou afins, para evitar a disseminação do vírus nos utensílios e alimento servidos, bem como evitar aglomeração. Recomenda-se também o controle de acesso, mediante demarcação física do local, sendo vedada a instalação de bancas, barracas e similares fora da área definida, evitando-se a aglomeração de clientes.
Todas as pessoas, sejam vendedores, colaboradores, transeuntes ou consumidores, deverão usar máscara, podendo ser de confecção caseira,
“Os feirantes também tinham a necessidade de manter o equilíbrio da sua renda, com a venda dos seus produtos, procuraram a administração municipal, para que sua atividade, com as feiras, pudesse ser possível novamente, e apresentamos para eles todas as condições, conforme descritas acima, e assim, poderá ser reiniciada a atividade, com todos os cuidados e precauções necessárias para se evitar a propagação do COVID-19”, ressalta Carlos Alberto Facco, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico.