[the_ad_group id="3495"]

Município, Defesa Civil e Copel trabalham em conjunto na “eliminação” de árvore que trazia riscos a moradores

   O Município de Campo Mourão, por meio das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e da Agricultura e Meio Ambiente, junto com a Defesa Civil e Copel (Companhia Paranaense de Energia), estão atuando em parceria para a eliminação de uma árvore (espécie seringueira), que por conta do seu grande porte tem representado riscos para moradores da entrada do Jardim Santa Cruz (proximidades do Parque de Exposições).

   Os trabalhos, primeiramente com a retirada dos galhos sobre a rede de energia, realizados pela Copel, devem seguir pelo resto do dia desta terça-feira (logo após, será feita a retirada da parte final da árvore e feita a limpeza no local). Para esta atividade, a Copel disponibilizou um caminhão normalmente utilizado em torres de subtransmissão com alcance de 35 metros de altura.

   Esta ação traz tranquilidade aos moradores, já que a cada vento era uma preocupação. Empresária local, Maria Ângela Duim relata todo o “pavor” vivido durante os temporais. “Aqui já foram vividas diversas situações, como quedas de galhos nas redes elétricas, queda da própria rede elétrica sobre as casas, até mesmo um transformador caiu em uma oportunidade, sobre o portão de uma casa, além da iluminação que ficava precária, trazendo também insegurança para todos nós. Cada galho desta árvore representa uma árvore de pequeno porte destas comuns plantadas na área central da cidade. Moro aqui há 40 anos, desde os 13 de idade, sempre via esta árvore representando temor, e agora, felizmente, vemos uma atitude sendo tomada. Nós vamos plantar outras árvores mais baixas neste local, para substituir esta que está sendo eliminada”, destaca a moradora.   

   Ireno dos Reis Pereira, Secretário de Obras e Serviços Públicos, ressalta que já era um pedido antigo, até mesmo promovido pela própria moradora, e que precisava ser atendido. “Tudo foi possível por meio de um planejamento, de um trabalho em parceria com as partes envolvidas, e temos também a agradecer a Copel por estar presente, pois sem este auxílio, talvez não fosse possível”, informa. Franco Sanches, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, também ressaltou sobre a importância do serviço realizado. “Temos buscado dentro das nossas possibilidades atender a população neste sentido, quando há a necessidade, e certamente, uma ação como esta é essencial, no que diz respeito tanto a segurança como a tranquilidade de uma comunidade”, informou.

   Hednaldo Ferreira dos Santos, Gerente da Agência Campo Mourão da Copel, também falou da importância do serviço realizado e a parceria com a administração municipal. “Foi constatado que a árvore trazia riscos aos moradores mais próximos, por seu tamanho, pelo porte dos seus galhos também, e assim, dentro de uma análise elaborada previamente, com muita cautela, estamos realizando este serviço, que culminará com a eliminação da árvore, para que possam ser evitados danos ainda maiores futuramente”, concluiu. A presença do caminhão da Copel, com longo alcance, proporcionou uma maior facilidade e agilidade na poda dos galhos mais altos.

Sair da versão mobile