[the_ad_group id="3495"]

Caminhada ecológica no Dia Mundial da Limpeza coletou 1.542 sacos de lixo

   Um total de 1.524 sacos de lixo de 100 litros foram recolhidos durante a Caminhada Ecológica realizada pela prefeitura no sábado (28) com apoio de voluntários envolvidos no Dia Mundial da Limpeza. A caminhada foi organizada pelo Comitê Gestor da Dengue, com participação de agentes de endemias, secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos e Educação.

   Segundo o presidente do Comitê Gestor, Carlos Bezerra, mais de 800 pessoas ligadas a várias instituições participaram do mutirão de limpeza da cidade. A prioridade foram materiais que acumulam água dispensados irregularmente em terrenos baldios e espaços públicos. “Com a mobilização de instituições como a UTFPR no Dia Mundial da Limpeza tivemos uma participação excelente de voluntários da comunidade”, enfatizou Bezerra.

   A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu sacos plásticos e luvas para os participantes. Além de lixo leve recolhidos em sacos plásticos, um caminhão patrocinado pelo Sicoob recolheu grande quantidade de materiais inservíveis na Vila Guarujá. Veículos particulares também foram utilizados por voluntários para recolher lixo volumoso nos bairros. A empresa de coleta de lixo também disponibilizou um caminhão basculante e equipes para auxiliar no trabalho, que vai continuar durante a semana sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para recolher o lixo depositado em alguns locais.

   “É importante o envolvimento das pessoas nesse trabalho de conscientização e esperamos que continue, porque todos os meses fazemos caminhadas ecológicas com esse objetivo”, salientou Bezerra, ao lembrar que a obrigação de manter a cidade limpa é de cada cidadão. “Esse volume de resíduos recolhido é uma cena triste, pois demonstra que muitas pessoas não estão descartando corretamente o lixo que produzem”, disse a primeira-dama do município, Hosana Tezelli, que foi uma das líderes da ação com o grupo “Cidade Limpa Cidade Verde”.

   O professor da UTFPR, Edvando Vitor do Couto, que cadastrou Campo Mourão no Dia Mundial da Limpeza, endossou o que disse a primeira-dama. “Essa quantidade de lixo descartada irregularmente é uma vergonha para nossa sociedade, que nos dias de hoje, com tanta informação, deveria ter mais consciência ambiental”, analisa o professor, ao revelar que somente no quintal de uma residência em um bairro da cidade foram retiradas três caçambas de lixo.

   Realizado em 158 países por iniciativa do Instituto Limpa Brasil, o Dia Mundial da Limpeza surgiu a partir de um projeto coletivo na Estônia, em 2008, com 50 mil pessoas, que se reuniram para limpar o lixo despejado ilegalmente em terrenos baldios do país inteiro em apenas cinco horas. O sucesso da ação se espalhou pelo mundo e no Brasil são mais 600 cidades participaram este ano.

Sair da versão mobile