Sábado
22/02/2020
Unespar e Município de C. Mourão firmam convênio para gerenciamento de resíduo sólido
publicado em: 11/12/2019 - 15:41h - alterado em: 11/12/2019 - 15:43h

O Município de Campo Mourão, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, firmou convênio com a Unespar Fecilcam para o desenvolvimento de programação ambiental “estratégia para o gerenciamento de resíduos sólidos”. O objetivo é conjugar esforços para elaboração de projetos de interesse comum nas áreas de geografia e engenharias que possam ter sinergia entre pesquisa acadêmica, potencial de mercado e soluções de problemas enfrentados pelo município e seus munícipes, resultando em projetos de pesquisa e desenvolvimento, monografias, publicações cientificas entre outros como emprego de tecnologia, e que possam inclusive impulsionar pesquisas bem como a geração de empregos em Campo Mourão.


O convênio foi assinado na Estação Ecológica do Cerrado, nas presenças do Secretário de Fiscalização e Ouvidoria Cristiano Calixto (representando o prefeito Tauillo Tezelli), Ozeias Cardoso (coordenador do programa) e João Marcos Borges Avelar (Diretor da Unespar Fecilcam). As ações serão desenvolvidas em sua maioria na Estação Ecológica do Cerrado.


Professor do Departamento de Geografia da Unespar Fecilcam, Oséias destacou que o programa é importante, envolvendo também o Conselho Municipal do Meio Ambiente. “O objetivo é atender a comunidade, levando informações, melhorando a qualidade de vida da população, focando o cuidado com a água, o manejo com os resíduos sólidos, o cerrado presente no território da cidade, que faz parte da sua história, este é o objetivo, atendendo também as instituições de ensino, professores, enfim, vamos estar trabalhando com temáticas voltadas a questão ambiental”, destaca.


O Diretor da Unespar Fecilcam Campo Mourão menciona que o convenio é de fundamental importância, especialmente para potencializar a utilização da Estação Ecológica do Cerrado. “É um patrimônio da cidade, da nossa história, vamos fazer pinturas em locais desta área, placas de identificação, dentro das nossas condições uma pista de caminhada, equipamentos e ter pessoas, estagiários, para atender a população constantemente, é para uso da comunidade, todos vão poder conhecer o cerrado, a sua importância para o ecossistema. Todos vão ter acesso à informação de qualidade, a informações para preservação do meio ambiente, destinação de resíduos sólidos e com isso todos ganham, inclusive a saúde das pessoas da nossa cidade”, informou.


O secretário da Agricultura e Meio Ambiente ressaltou que este convênio, em específico, é de fundamental importância para os cuidados com o meio ambiente. “É um espaço muito importante no que diz respeito a preservação ambiental em nossa cidade, que é o cerrado, a parceria com a Unespar Fecilcam é essencial para realizarmos estas ações e desde já somos nos sentimos muito honrados por poder atuar em parceria de ações tão importantes como estas que estão descritas no convênio”, explicou.

Fonte: Da Redação com Assessoria
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: