Terça-Feira
28/01/2020
“Área Livre de Corrupção” na próxima semana, em Campo Mourão
publicado em: 07/12/2019 - 06:51h

Cada cidadão pode assumir o papel de protagnista das mudanças que todos queremos ver no Brasil 


   Uma série de atividades serão desenvolvidas a partir da próxima segunda-feira (9/12), em Campo Mourão, dentro da programação da 1ª Semana da Cidadania “Área Livre de Corrupção”. À frente da realização do evento está a representação local do Observatório Social do Brasil (OSB).

   O panfleto preparado pela entidade que será distribuído à população ressalta que o OSB tem como propósito contribuir para a melhoria da gestão pública “que passa pelo resgate de questões básicas como o entendimento de que o que é público está a serviço de todos e não dos interesses pessoais de quem quer que seja”. Acrescenta ainda: “Assim como o serviço público pode e deve ser de qualidade, os recursos para tal podem e devem ser bem aplicados”.

   O OSB convida os mourãoenses a se somar ao movimento: “Seja você também uma Área Livre de Corrupção e inspire outras pessoas. Seja exemplo”. Podem participar todo e qualquer cidadão, empresário, profissional, professor, estudante, servidor público, político que valorize os princípios e sonhe com um Brasil melhor para todos.

   “Cada cidadão pode assumir o papel de protagonista das mudanças que todos queremos ver no Brasil, praticando e motivando outras pessoas a incorporar as boas práticas de conduta por meio de pequenas atitudes”, acentua o panfleto. É destacado ainda que todos sabemos que a corrupção é um mal que assola o país. “Apesar disso, acreditamos que é possível construir um Brasil melhor começando pelas atitudes de cada cidadão, influenciando todos os seus relacionamentos pessoais, profissionais e sociais”, conclama o panfleto.


Semana da Cidadania

   As atividades começam na segunda-feira, que é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data será marcada pelo OSB/Campo Mourão com a postagem de concurso de frases com o tema de boa prática do cidadão no combate à corrupção na página da entidade no Facebook. O autor da frase campeã receberá uma cesta de Natal.

   Na terça-feira (10/12), o presidente nacional do Observatório Social do Brasil, empresário Ney da Nóbrega Ribas, profere a palestra “Pacto pelo Brasil”, a partir das 19h30min, no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão. A entrada é franca.

   Para o dia 11 (quarta-feira), na escola municipal “Florestan Fernandes” (Caic), alunos na faixa de 10 a 11 anos (do quinto ano), vão participar de atividade denominada de “Imagem e Ação da Corrupção”, criação do próprio Observatório Social de Campo Mourão. Esclarecer sobre as diversas formas de corrupção, estimular o combate e de desenvolver ação que estimule a criatividade, imaginação, concentração, capacidade de atenção e participação é o objetivo da atividade. Participarão 43 alunos do período matutino e 23 do período vespertino.


Mais atividades

   A programação para o dia 12 e 13 prevê a divulgação do índice da corrupção no Brasil em 2019 - com dados oriundos da Transparência Internacional -, além de orientações para o combate a corrupção no dia a dia dos cidadãos. Será possível acompanhar toda a programação no Facebook do OSB/Campo Mourão.

   A 1ª Semana da Cidadania será encerrada no dia 14 (sábado) com ação de sensibilização da população. Em uma barraca instalada no calçadão da avenida Capitão Índio Bandeira (em frente ao Edifício Antares) será feita a distribuição de panfletos do movimento “Área Livre de Corrupção”, divulgação dos programas de ação do Observatório Social, cartões de conscientização para a população que estará visitando o comércio local, além da entrega do prêmio do concurso.

   Estes são os mantenedores do OSB/Campo Mourão: Associação Comercial e Industrial (Acicam), Cristófoli Biosegurança, Centro Universitário Integrado, UniCesumar, Sistema Fiep, Loja Maçônica Oliveira Zanini, Fiorella Panificadora, Escritório Bisi de Contabilidade, Loja Maçônica Templários da Fraternidade, Sicoob Metropolitano, Loja Maçônica Luz do Oriente 11, General Chemicals, Monalisa Imóveis, Madeireira Tamburi e Nacional Materiais Elétricos.

Fonte: Da Redação com Assessoria
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: