Sexta-Feira
20/09/2019
Como criar um site do zero no WordPress
publicado em: 12/06/2019 - 15:08h

   Não importa qual é o seu projeto ou sua área de atuação profissional, hoje em dia quem não tem um site, simplesmente não é visto. Um site, na verdade, é a vitrine para qualquer profissional que quer aparecer no mercado e aumentar a sua rede de contatos.

   Além disso, os sites são versáteis e se encaixam em vários projetos. Um site, por exemplo, pode ser uma loja virtual, a vitrine do seu negócio ou o canal de informações da sua empresa. 

   Já para quem administra uma loja física ou algum outro empreendimento, um site institucional, que traz informações básicas sobre o negócio, é muito importante.

   Também não dá para esquecer que um site é uma ferramenta muito útil para quem quer ganhar dinheiro produzindo conteúdo informativo ou de entretenimento na web. Nesse caso, os blogs são os mais recomendados.

   Enfim, seja qual for o tipo de projeto web, a notícia boa é que será preciso construir um site. Já a notícia melhor ainda é que, hoje em dia, criar um site é fácil e pode ser feito em poucos minutos.


Domínio e hospedagem – O seu site cada vez mais profissional

   Não é possível falar em projeto web profissional sem mencionar esses dois detalhes tão importantes: o registro de domínio e a hospedagem de site.

   O primeiro traz credibilidade para o seu site e ainda cria engajamento com a sua marca. Existe muita diferença entre acessar um site sem domínio e um site com domínio registrado. O visitante percebe a preocupação com a qualidade.

   Indicamos para registrar o seu a: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio

   Além disso, dependendo do nome de domínio escolhido, ele pode ajudar nas técnicas de SEO. Porém, na hora de escolher o domínio, dê a preferência para nomes curtos e de fácil memorização.

   Já a hospedagem de site é importante para garantir o bom desempenho do seu site, especialmente para projetos de grande porte, como por exemplo, lojas virtuais e portais de notícia.

   De uma forma geral tais projetos possuem um tráfego muito intenso. Dessa maneira, uma boa hospedagem de site confere a performance ideal para ele. 

   Por isso tudo, quando alguém falar em criar um site “do zero”, é bom ir pensando no domínio e na hospedagem, pois sem esses dois serviços não há como criar um projeto profissional. 


Plataforma – A cara do seu site

   Se o seu site é a vitrine do seu projeto na internet, lembre-se então de caprichar no visual da sua vitrine. É aí que uma boa plataforma pode fazer toda a diferença.

   Como já mencionamos, criar um site do zero não é difícil e boa parte disso se deve ao fato das atuais plataformas serem intuitivas. 

   Ou seja, elas permitem que qualquer pessoa, mesmo sem grandes conhecimentos sobre programação, tenha condições de criar, personalizar e atualizar constantemente o seu site.

   Se o seu site for uma loja online, algumas dicas de sistemas de gerenciamento de conteúdo mais confiáveis são o WordPress e o Magento.

   Já para sites institucionais e blogs pessoais, podemos citar o Joomla!, o Wix, o Webnode e, é claro, o sempre respeitado e recomendado WordPress. A fama desse CMS não é por acaso. Algumas qualidades mais evidentes dele é o fato de ser intuitivo e oferecer vários plugins.


Criação do seu site em WordPress

   Por ser a plataforma mais conhecida e indicada para vários projetos na internet, conheça aqui uma maneira de como criar o seu site nesse sistema. Veja como é bem fácil.

   O passo inicial é efetuar a instalação do WordPress. Esse procedimento é simples. Para isso você deve:

   Efetuar o login em sua conta de Hospedagem do painel de controle, em seguida clique no ícone do instalador automático.

   Ao encontrar o campo de pesquisa, digite “WordPress”. Quando você visualizar a última versão no resultado da pesquisa, clique nela para escolhê-la.

   Escolha o domínio onde a aplicação será instalada. Após isso, dê um clique na opção “Próximo” para determinar outras configurações importantes, como, por exemplo, nome de usuário, a sua senha, e- mail, o idioma e o título do seu site. 

   Para finalizar é só você efetuar um clique na opção Instalar.


A identidade visual do seu site

    Uma das partes mais bacanas na hora de criar um site é definir como será a “cara” dele. É importante ter em mente que o visual do site deve ser coerente com o conteúdo e o propósito dele. 

   Uma loja virtual, por exemplo, será muito diferente de um blog sobre filmes e cultura pop. Porém, como estamos falando em WordPress, não faltam plugins e temas que vão facilitar a personalização do seu site.

   O repositório oficial de temas dessa plataforma possui mais de mil alternativas e você pode encontrá-las clicando na opção “Aparências” e em seguida “Tema no painel de controle.”

   Após clicar em “Adicionar Novo”, você irá visualizar uma amostra de como ficará o seu site, possibilitando realizar a instalação de qualquer um dos temas no repositório. Caso prefira fazer alterações, clique em “Aparência” e depois “Personalizar”.


Conclusão

   Ter um site atualmente é fundamental para qualquer área profissional. Ao contar com um bom nome de domínio, uma plataforma dotada de recursos e uma boa hospedagem de site, você tem tudo o que precisa para assegurar a sua presença online.

   Por isso, não perca mais tempo, coloque o seu projeto web em prática e crie um site do zero. Ferramentas  e conhecimentos não faltam.

Fonte: Da Redação com Assessoria
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: