Quinta-Feira
25/04/2019
Apenas quatro leitores devolveram livros durante campanha de anistia da Biblioteca Municipal
publicado em: 15/04/2019 - 14:43h
Apenas quatro dos 61 leitores em débito com a devolução de livros emprestados da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello aproveitaram a campanha da anistia que trocava a multa por um quilo de alimento. A campanha, que terminou na sexta-feira (12), foi mais uma tentativa de reaver os livros durante o programa Biblioteca em Movimento.

“Infelizmente há um descaso de uma parcela de leitores que não devolve as obras tomadas emprestadas, o que é lamentável. E não foi por falta de divulgação, pois além de várias notícias publicadas na imprensa, entramos em contato por telefone e por email e fizemos uma divulgação maciça nas redes sociais”, explica a coordenadora da Biblioteca, Luciana Demetecki, ao lembrar que em anos anteriores a adesão à campanha também foi muito pequena.

Ela lembra que os 57 títulos não devolvidos foram emprestados apenas no ano passado, mas há muito mais de anos anteriores. A multa pela não devolução é de R$ 1,00 por dia. “Quem está com o livro há um ano por exemplo, teria uma multa de mais de R$ 300,00, por isso deveria ter aproveitado a campanha para pagar apenas um quilo de alimento”, reforça a coordenadora. A maior parte das obras não devolvidas é da área de literatura.

Segundo Luciana, a campanha não será prorrogada, mas a coordenação da Biblioteca ainda aceita trocar a multa por doação de livros de literatura que o acervo necessita. “Temos uma lista de alguns livros que não temos e aceitamos doações dessas obras em vez do pagamento da multa”, acrescenta.

Ela lembra que os livros não devolvidos fazem parte do patrimônio do município e alguns são exemplares únicos. “Por isso, quem não devolve está prejudicando outras pessoas que necessitam desse material”, pondera a coordenadora. Atualmente a Biblioteca conta com 1.299 leitores cadastrados no sistema e a média de empréstimo é de 500 livros por mês.
Fonte: Da Redação com assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: