Quinta-Feira
25/04/2019
Pioneiro mourãoense Armando Queiroz de Moraes faria 100 anos neste domingo
publicado em: 13/04/2019 - 17:08h

O “mourãoense” que mais cargos públicos importantes ocupou no Paraná

 


   Nascido em Varadouro (SP), Armando Queiroz de Moraes radicou-se em Campo Mourão poucos anos após receber o diploma de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, no ano de 1948, pelo Colégio Universitário da Universidade do Brasil (RJ). Foi o primeiro advogado radicado no recém-emancipado município e atuou, inclusive, como procurador da prefeitura. Porém, foi na política que ele destacou-se e fez história, projetando-se em âmbito estadual. Ele, que nasceu em 14 de abril de 1919, completaria 100 anos neste domingo (14/4).


   Nenhum outro “mourãoense de coração” ocupou tantos importantes cargos na esfera pública estadual quanto Armando Queiróz de Moraes. Por três mandatos foi deputado estadual, eleitos por esta região, que estava em pleno processo de colonização e contava com um reduzido colégio eleitoral. Foi eleito pela primeira vez em 1962, pelo Partido Democrata Cristão (PDC), com 7.607 votos. Reelegeu-se deputado estadual pela Aliança da Renovação Nacional (Arena), em 1966, com 21.709 votos. Foi reeleito novamente em 1970 com 21.671 votos.


   Na Assembleia Legislativa liderou a bancada do PDC e também foi líder do Governo do Estado. Presidiu ainda a Comissão de Constituição e Justiça. Em 1969, Armando Queiroz de Moraes foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.


   Seu vasto currículo aponta ainda que em 1974 assumiu o cargo de chefe de gabinete do então vice-governador Jaime Canet Júnior. Já no ano seguinte passou a ser o secretário Chefe da Casa Civil do governador Jaime Canet Júnior. Neste mesmo ano foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas e chegou à presidência da instituição em 1985. Armando Queiroz de Moraes atuou também como corregedor e foi vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Ou seja, ele ocupou importantes cargos nos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do Estado.


Conquistas

   Como deputado, o mourãoense foi o autor das leis que criaram os municípios de Nova Cantu, Mariluz e Quinta do Sol. Também foi um dos responsáveis pela extensão da rede de energia elétrica até o distrito de Pinhalão (o atual município de Farol), a construção do Colégio Estadual de Campo Mourão e o início da pavimentação da rodovia Campo Mourão-Maringá, entre outras conquistas. As informações constam do Projeto “Raízes”, desenvolvido pela Tribuna do Interior e coordenado poro Wille Bathke Jr.


   Em reconhecimento pelo trabalho realizado, Armando Queiroz de Moraes recebeu o título de Cidadão Honorário dos municípios de Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Araruna, Mamborê, Iretama, Nova Cantu e Boa Esperança que lhe outorgaram títulos de Cidadão Honorário.


   Armando Queiróz aposentou-se em 1989, aos 70 anos de idade. Na manhã de 12 de dezembro de 2014, aos 95 anos, faleceu em Curitiba.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: