Quarta-Feira
26/06/2019
Em C. Mourão, Banda Municipal se apresenta em locais públicos para marcar os 60 anos
publicado em: 10/01/2019 - 18:54h

Criada em 1959, a Banda Municipal de Campo Mourão completa em agosto 60 anos de existência. As atividades para comemorar o aniversário, porém, já começaram no domingo, com uma apresentação na Feira da Economia Criativa. Durante esta semana, a Banda apresenta-se nas feiras do produtor, realizadas nos bairros da cidade. 


A iniciativa é da Fundação Cultural, Fundacam, que organiza a agenda da Banda. Segundo o maestro Celso Barnabé, além das apresentações nas feiras, este ano os ensaios (que eram realizados no auditório da Estação da Luz), também serão em locais públicos, como nas praças do centro, bairros e locais de aglomeração de pessoas. 


“É uma forma de divulgar melhor o trabalho da nossa Banda, aproximando da comunidade”, destaca a secretária especial de Cultura, Marley Formentini, ao acrescentar que no mês de agosto será realizado um evento oficial para marcar o aniversário da Banda. Com 22 integrantes, a Banda Municipal é vinculada estrutura da Fundacam. Cada músico recebe do município uma bolsa-auxílio de R$ 500,00 por mês, além do uniforme e parte dos instrumentos. 


Conforme os registros históricos, a primeira apresentação da Banda Municipal foi no dia 15 de agosto de 1959, na Capela Nossa Senhora das Graças, na Serraria Staniszewski, no então distrito de Farol, sob a regência do maestro Leone de Biágio. Em 7 setembro do mesmo ano, a Banda tocou no desfile comemorativo à Semana da Pátria. Entretanto, a Lei Municipal que criou a Banda é de 5 de dezembro de 1985. 


A partir de 1979, a regência ficou sob a responsabilidade do músico Luiz Vieira de Moura, o maestro Lincoln, que esteve à frente da Banda por mais de 30 anos. Nesta sexta-feira (11), a Banda apresenta-se na Feira do Produtor em frente ao Centro Social Urbano (Jardim Country), a partir das 19h30. No domingo, a apresentação será na Praça São José, na Feira da Economia Criativa, logo após a missa das 9 horas na Catedral.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: