Segunda-Feira
16/07/2018
Em C. Mourão, ocorrendo novo levantamento de índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti
publicado em: 10/07/2018 - 15:54h

   Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão iniciaram nesta segunda-feira (09), mais um Levantamento de Indice (LIRA) do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho será realizado até quarta-feira (11) e cobre toda a cidade.

   O LIRA é realizado por amostragem, por isso não são visitados todos os imóveis. “A cidade é dividida por setores, onde são sorteadas quadras e nessas quadras coletadas amostras”, explica o coordenador do Comitê Gestor, Carlos Bezerra, ao lembrar que a amostragem tem valor estatístico e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito.

   O índice de infestação, que deverá ser divulgado na quinta-feira (12) é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório. “Além da infestação do vetor, o Lira aponta os tipos de criadouros e de imóveis onde ele é encontrado”, afirma Bezerra.

   A média de infestação verificada no LIRA realizado no mês de maio foi de 1,20 por cento, o que é considerado médio risco, já que o índice aceito como ideal pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento.  O trabalho dos agentes de endemias é constante, especialmente nos bairros com maiores índices de infestação.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: