Segunda-Feira
22/10/2018
Secretaria municipal de educação satisfeita com formações ofertadas aos servidores em maio
publicado em: 12/06/2018 - 11:00h

A Secretaria da Educação do município de Campo Mourão, por meio do Departamento de Pesquisa, Planejamento e Apoio à Educação (Imape), encerrou satisfatoriamente o mês de maio, em relação às formações ofertadas aos professores e gestores da rede municipal de ensino.


As formações continuadas favorecem aos professores e gestores das Unidades de Ensino a oportunidade de analisar suas práticas e aperfeiçoá-las com os novos conhecimentos ofertados nas formações. 


Formação para gestores

A formação inicial, direcionada aos gestores, foi ministrada pelo controlador interno do município, Aldecir Roberto da Silva e, teve como tema, “A Gestão Financeira”, o objetivo foi de auxiliar os gestores na análise, controle e planejamento das movimentações financeiras no ambiente escolar. 


Avaliação Psicoeducacional

Os gestores e orientadores participaram de uma formação sobre “Avaliação Psicoeducacional no contexto escolar”, na qual a chefe do Departamento de Ensino da Secretaria da Educação, Ana Kaffa, instruiu os presentes em relação ao conjunto de procedimentos que devem ser realizados no contexto escolar. Uma Avaliação Psicoeducacional coesa, segundo ela, é capaz de entender a origem dos problemas de aprendizagem do aluno e propor as intervenções pedagógicas adequadas a cada um. 


Classes Especiais e Salas de Recursos Multifuncionais

Os professores das Classes Especiais, Salas de Recursos Multifuncionais e orientadores, participaram de uma formação específica com os temas dislexia, deficiência intelectual, limítrofe e avaliação semestral. Na oportunidade, os profissionais atualizaram seus conhecimentos em relação aos temas abordados e também discutiram o processo de avaliação. 


Oficinas de Ciências

Em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foram realizadas duas oficinas de ciências para os professores regentes dos quartos anos. Nessas oficinas, os professores tiveram a oportunidade de realizar experimentos e aprofundar seus conhecimentos científicos sobre temas inseridos em seus planejamentos curriculares. 


Educação Física

Aos professores de Educação Física, em parceria com a Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e o Centro Universitário Integrado, há um projeto de formações mensais, denominado “Mais Atleta”. No mês de maio, a formação ofertada foi em mini-basquete, realizada no Ginásio de Esportes JK. Na ocasião, os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre técnicas de basquete, lances e movimentos fundamentais para o desenvolvimento psicomotor global dos alunos, técnicas essas, que podem ser inseridas no cotidiano escolar desde o primeiro ano do ensino fundamental. 


Projeto Campo Limpo

Como parte de um projeto ofertado ao município pela empresa Adita, denominado Projeto Campo Limpo, os professores da rede, participaram de uma formação bastante proveitosa ministrada pelos responsáveis pelo projeto, Adriana de Amorim e Phelipe Martins. Esse projeto visa conscientizar e despertar nos alunos a preservação do meio ambiente por meio da reciclagem e o correto descarte do lixo. 


Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Para a Educação Infantil, a Secretaria da Educação ofertou oficinas de “Práticas Pedagógicas” e uma formação específica com a professora doutora Cleudet de Assis Scherer, da Unespar/UEM, com o tema “Periodização do Desenvolvimento Psíquico Humano”. Na ocasião, os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre o tema e também trocaram suas experiências e relatos. 


Cidadania

Desta forma, busca-se a referência pela qualidade e excelência dos serviços educacionais visando sempre a formação cidadã do aluno. Para isso, a equipe da Secretaria da Educação projeta continuar se empenhando ao máximo para ofertar cada vez mais formações específicas e de qualidade em toda a equipe educacional.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: