Sexta-Feira
19/10/2018
Procon alerta para idosos de Campo Mourão sendo induzidos a contrair empréstimos bancários
publicado em: 16/05/2018 - 07:30h

   O Procon de Campo Mourão tem recebido reclamações de pensionistas e idosos que teriam sido induzidos a aceitarem empréstimos via conta bancária. Aproveitando da fragilidade do idoso, algumas instituições financeiras mantêm contatos, geralmente por telefone, onde solicitam confirmação de dados e oferecem cartões de crédito e valores em conta.

   “Há casos em que mesmo não desbloqueando o cartão que chega sem ser solicitado, o dinheiro fica disponível na conta e se a pessoa utiliza, fica devendo para a instituição”, lembra a secretária executiva do Procon, Jurema Portes. Segundo ela, há ainda casos em que o representante da instituição diz que é o governo quem está mandando o dinheiro.

   Segundo Jurema geralmente falta transparência e esclarecimento nas informações dos agentes financeiros sobre o empréstimo. “Algumas financeiras estão usando táticas abusivas nas abordagens”, disse, ao acrescentar que mais de 10 casos já foram protocolados no Procon.

   Uma pensionista que procurou o Procon foi uma das vítimas desse tipo de abordagem por telefone. Mesmo recusando a oferta, foram depositados R$ 1,2 mil reais na conta dela. “Ela veio aqui, ligamos na financeira e fizemos o cancelamento. Só que para devolver o valor, ela teve que sacar, mandar confeccionar um boleto, enfrentar fila no banco para depositar de volta o dinheiro que ela não pediu”, relatou Jurema, que orientou a consumidora a acionar a justiça e pedir indenização por danos morais.

   O aposentado ou pensionista que estiver interessado em obter empréstimo com desconto no benefício pode conseguir mais informações pelo site da Previdência Social na Internet, que é www.previdencia.gov.br, no link empréstimo consignado (onde constam os juros cobrados pelos bancos), ou procurar os bancos que já fizeram convênio com o INSS.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: