Sábado
17/11/2018
Curso na Câmara de Vereadores de C. Mourão com participantes de cinco estados brasileiros
publicado em: 13/04/2018 - 09:57h

   Representantes de oito câmaras municipais do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso participam de treinamento que começou na última segunda-feira (9/4) e encerra-se nesta sexta-feira (13/4), na Câmara de Vereadores de Campo Mourão. A realização do curso é resultado de parceria com o Interlegis – programa vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal.


   Os participantes estão sendo capacitados para utilizar o Portal Modelo, que possibilita a inclusão digital das Câmaras Municipais e atende as exigências das Leis de Acesso à Informação e Transparência e também o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O SAPL informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das reuniões plenárias. Em sua nova versão, também disponibiliza o painel eletrônico, entre outras funcionalidades.


   Cláudio Morale e Adalberto Oliveira, servidores do ILB, são o instrutores do treinamento que conta com 14 alunos vindos de Planura (MG), Ribas do Rio Pardo (MS), Erechim (SC), Colniza (MT), Roncador, Fênix, Sabáudia e Campo Mourão.  Alguns servidores que participam do treinamento fizerem uma viagem de quase dois mil quilômetro, como foi o caso dos servidores Eduardo Aparecido e Vilmar Nunes, de Colniza (MT). Do treinamento também participam integrantes do Observatório Social de Campo Mourão.


   Sem custos para as casas parceiras, o Programa Interlegis oferece vários produtos e serviços, entre cursos a distância (Saberes), treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pelas casas legislativas.


   Durante a semana foram realizadas duas oficinas conduzidas por técnicos do Senado Federal. O objetivo é disseminar o uso de ferramentas tecnológicas como o Portal Modelo e o SAPL, desenvolvidas pelos técnicos do Programa Interlegis e disponibilizadas sem custos para as casas legislativas.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: