Sábado
21/10/2017
Convênio entre C. Mourão e Araruna viabiliza conservação de estrada e poço artesiano no Alto do Divino
publicado em: 11/10/2017 - 18:56h

Os Municípios de Campo Mourão e Araruna formalizaram nesta quarta-feira a celebração de um convênio que permitirá ações conjuntas e integradas visando a conservação e melhoria da estrada rural que dá acesso à Comunidade Rural Alto do Divino, localizada muito próxima à divisa entre estes municípios, bem como promover a conclusão das obras do poço artesiano existente no local, perfurado em 2012 (há cinco anos). Os prefeitos Tauillo Tezelli (Campo Mourão) e Leandro Cesar de Oliveira (Araruna), assinaram o termo de convênio, junto a outras lideranças.


“Este convênio, celebrado com anuência das procuradorias jurídicas dos dois municípios, sob amparo legal, nos permite realizar os serviços necessários de manutenção na estrada rural, fornecendo materiais necessários e mão de obra, bem como o material necessário para o término do poço artesiano (rede de distribuição de água e casa de tratamento). Desde o início desta gestão temos recebido informações sobre as necessidades desta comunidade, tanto de estradas em boas condições como a oferta de água (com qualidade) para as pessoas que lá vivem, em sua maioria pequenos agricultores, e enfim, poderemos ver solucionada esta questão”, destaca Tauillo.


O evento contou com a presença também do Secretário do Esporte e Turismo do Estado do Paraná, Douglas Fabrício; dos vereadores Edson Battilani (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores) e Sidnei Jardim; do Chefe Regional da Sanepar, Edson Lima e de moradores da comunidade. Na tarde desta quinta-feira já iniciou-se a realização de serviços de adequação na estrada que dá acesso à localidade, que devem ser concluídos na sexta-feira.


Satisfação

Quem também se sente aliviada e vê que a espera chegou ao fim é a agricultora Elisa Botega, que é produtora de morangos. Segundo ela, a necessidade de água é antiga, o anseio já vem de anos, e a manutenção das estradas também é uma necessidade. “Faz muitos anos que não vemos uma boa melhoria nas estradas. A celebração do termo de convênio entre estes municípios é uma imensa alegria para nós. Assim, agradecemos ao prefeito (Tauillo) pelo seu empenho, ao prefeito de Araruna também pela oportunidade concedida, e sem dúvida, regularizada esta situação, com possibilidade de manutenção em nossa estrada e as obras e conclusão do poço artesiano, a vida na comunidade será muito melhor”, garante a agricultora.


Alto do Divino

Neste local, que fica localizado entre as Comunidades Rurais São Benedito, KM 128, Alto Alegre e São Mateus, moram aproximadamente 120 pessoas (14 famílias). O potencial econômico local está basicamente na produção de hortaliças hidropônicas, pecuária leiteira e culturas (soja e milho). Está situada no Alto do Divino a Capela Divino Espírito Santo (pertencente a Paróquia Sagrada Família – Cohapar). Três comitivas de cavaleiros e amazonas estão sediadas neste local e está em fase de conclusão uma estancia de lazer rural, o que aumentará ainda mais o potencial turístico.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: