Quarta-Feira
26/07/2017
No Dia da Doadora de Leite Humano, Tauillo recebe doadora na prefeitura; com fotos
publicado em: 21/05/2017 - 08:07h

Prefeito mourãoense deixou clara a sua satisfação em ter colaborado com o início do Programa Cegonha Feliz, quando era vice-prefeito, na gestão do prefeito Rubens Bueno.


   Em comemoração ao Dia da “Doadora do Leite Humano”, comemorado neste dia 19 de maio, o prefeito Tauillo Tezelli recebeu na manhã desta sexta-feira, a mãe Ellen White, do pequeno Samuel (três meses de idade), residentes no Conjunto Residencial Milton de Paulo Walter. A mãe é uma das 13 doadoras de leite materno voluntário, que tem contribuído com o Banco de Leite da Secretaria Municipal da Saúde, ajudando a salvar tantas vidas, reduzindo assim a mortalidade infantil na cidade. O acompanhamento a estas doadoras é realizado pela própria secretaria, por meio de Eloir Marcolino, responsável pelo Programa Cegonha Feliz e Banco de Coleta de Leite Materno, junto com Maria Margarida Santos de Paula.

   Na oportunidade, Ellen representou as demais mães, que são Marina, Keitte, Raisla, Raphaela, Maria Eduarda, Alice, Camila, Izabela, Jaqueline, Regiane, Jéssica e Silvana Fátima. Também estiveram presentes o vice-prefeito Beto Voidelo, a Secretária da Saúde Rosemeire do Carmo Martello, a Chefe da Regional de Saúde de Campo Mourão, Elenita Mortean, Hosana Tezelli (Presidente do Programa do Voluntariado Paranaense – Provopar), os vereadores Edson Battilani (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores) e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), enfermeiras responsáveis pelas Unidades de Saúde do Município, demais profissionais de enfermagem e componentes da equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

   Ellen, que tem 32 anos de idade, além de Samuel, tem mais dois filhos, e a exemplo de agora, quando foi mãe nas outras duas vezes, também foi doadora. “Pra mim é gratificante poder salvar vidas, recomendo também para outras mães praticarem esta ação, que é tão necessária para crianças recém-nascidas”, destaca a mãe, que ainda recebeu uma homenagem ao final do encontro. A responsável pelo Programa Cegonha Feliz, deixou bem clara que esta disponibilidade das mães em doar o leite materno é de fundamental importância para o desenvolvimento do programa de coleta do leite, que é levado para pasteurização em Maringá depois é repassado para a UTI Neo Natal do Hospital Santa Casa de Campo Mourão.

   “Com a divulgação de tudo isto que é realizado, de tamanha valia, já temos mais quatro mães da nossa cidade que querem fazer suas doações. Eram 13 guerreiras, como já foi citado, mas agora temos mais estas que querem nos ajudar. Já fomos até as casas, mantivemos contato, passamos todas as informações, e nos próximos dias vamos fazer as coletas”, destacou Eloir. A Secretária da Saúde fez questão de ressaltar a diminuição da mortalidade infantil. “O programa de aleitamento materno mantido pelo município veio realmente para somar, hoje temos este trabalho realizado em nossa cidade, o que tem contribuído muito para salvar estas vidas, por meio de um bom trabalho realizado por nossos profissionais, o que tem ajudado a buscar estas mães doadoras.

   O prefeito deixou clara a sua satisfação em ter colaborado com o início do Programa Cegonha Feliz, quando era vice-prefeito, na gestão do prefeito Rubens Bueno. “Ações como esta, realizadas pela administração municipal, são importantes, sem dúvida nenhuma, atendendo nossos cidadãos. Devemos atender a comunidade da melhor maneira possível, para que todos possam ter qualidade de vida, e um trabalho como este, voluntário, de mães como a Ellen, só vem a colaborar, especialmente para que vidas sejam salvas”, conclui o prefeito.

 

A Data 

   No Brasil e em todos os países que possuem banco de leite, o mês de maio foi escolhido para ser o tempo de comemorar a “Doação de Leite Humano”, em um tempo para reforçar o agradecimento à mulher doadora. Os países do Mercosul celebram no dia 19 de maio o "Dia da Doação Voluntaria, Gratuita e Altruísta do Leite Humano".  A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) instituiu, o dia 19 de maio como "Dia Sul-Americano de Doação Voluntária, Gratuita e Altruísta de Leite Humano". No Brasil, vários estados, municípios e o Distrito Federal, criaram a "Semana de Doação de Leite Materno", e sempre o dia 19 de maio está incluído.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: contato@crn1.com.br
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: