Domingo
25/06/2017
Dia do Exército marcado com dois eventos no Tiro de Guerra em Campo Mourão; fotos
publicado em: 19/04/2017 - 15:24h

   A data deste 19 de abril foi marcada por dois eventos no Tiro de Guerra 05-019, em Campo Mourão. O primeiro deles foi a comemoração do Dia do Exército, com a posse de quatro prefeitos da região como Presidentes das Juntas Militares, entre eles Tauillo Tezelli, prefeito de Campo Mourão. Também aconteceu a cerimônia de juramento a bandeira, onde cerca de 200 jovens mourãoenses foram dispensados do serviço militar neste ano (ambos nascidos em 1998).

   A cerimônia foi presidida pelo Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Clédison Lopes de Santana; junto ao capitão Aldori Junker Jardim (Delegado do Serviço Militar de Apucarana), com a leitura do dia sendo proferida pelo prefeito de Araruna, Leandro Oliveira (também empossado como presidente da Junta Militar em sua cidade). Os outros dois prefeitos que tomaram posse na presidência das juntas militares locais foram Ricardo Radonski (Mamborê) e José Cláudio Romero (Quinta do Sol). A cerimônia ainda foi acompanhada por Joani Teixeira (idealizador do projeto de instalação do Tiro de Guerra em Campo Mourão), pelo vereador Sidnei Jardim e pelo Capitão Paulo de Medeiros Camacho (Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização – PRM).

   Tauillo entregou o Certificado de Dispensa do Serviço Militar (Reservista) para um dos jovens dispensados, e destacou a importância da presença do Tiro de Guerra em Campo Mourão. “A organização do exército é louvável, pois esta instituição orgulha o nosso país e tem contribuído muito com a nação em diversas questões, inclusive nos momentos de dificuldades, se preocupando tanto com as questões fronteiriças como com as cidades, nos garantindo proteção e também cidadania. Temos que valorizar a todos aqueles que ajudaram na instalação do Tiro de Guerra 05-019 em Campo Mourão, que tem colaborado com a nossa cidade principalmente em iniciativas sociais, e parabenizar a todos que compõem e representam a importância desta corporação para a nossa cidade”, afirmou.

 

Juramento a Bandeira 

No juramento à bandeira, os jovens se comprometem em defender a nação brasileira em qualquer eventualidade que possam vir a serem convocados, assim como participar da mobilização de todos os encargos com a defesa nacional. De forma simbólica, prefeito, vereador e demais autoridades presentes efetuam a entrega dos certificados de dispensa de incorporação para alguns jovens. Os demais recebem o documento após o encerramento da solenidade.

O Certificado de Dispensa de Incorporação é obrigatório para ingressar em concurso público, tirar passaporte e realizar a matrícula quando aprovado no vestibular para um curso superior. O alistamento militar é obrigatório a todos os jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos.

 

Dia do Exército 

A data lembra a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, nos Montes Guararapes, nordeste brasileiro. A resistência armada de três raças saiu vitoriosa sobre o invasor com o mesmo sentimento de brasilidade que até hoje tem caracterizado toda a história do Exército.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: contato@crn1.com.br
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: