Quarta-Feira
25/04/2018
Festival Escolar de Atletismo movimentou Campo Mourão nesta 5ª feira; fotos
publicado em: 06/04/2018 - 07:43h

Terminou nesta quinta-feira, em Campo Mourão, na Pista do Complexo Esportivo Roberto Brzezinski, o 22º Festival Caixa Escolar de Atletismo. O evento envolveu alunos de estabelecimentos escolares de várias cidades e é realizado numa parceria entre Caixa Econômica Federal, Município de Campo Mourão (por meio da Fundação de Esportes), Instituto do Atletismo de Campo Mourão, Núcleo Regional de Educação e Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima.

   > Clique na imagem para ver galeria de fotos

Participaram no total aproximadamente 2.000 crianças, de Campo Mourão e outras cidades da região, além de outras como Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Eldorado (Mato Grosso do Sul) e Mariluz, entre outras. Ao todo, foram realizadas 12 provas, na quarta e na quinta-feira, sendo seis no masculino e seis no feminino, em várias categorias.


“Para nós foi uma imensa satisfação estar realizando mais uma edição deste festival. Aqui participaram várias escolas, de diversas cidades, os professores aceitaram o nosso convite, trouxeram os alunos, e tudo isto é de fundamental importância para que novos talentos sejam revelados nesta nossa modalidade, que é o atletismo”, destaca Paulo Cesar da Costa, o Paulinho, técnico da modalidade no Município de Campo Mourão.


Uma das equipes participantes foi a do Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, o IAFI, que veio composta por 14 crianças, sob a orientação dos professores Rafael Barbosa Cavalheiro, Diogo Spada Benedet e Marcilene Marcis Muniz dos Santos. “É de fundamental importância estarmos trazendo nossos alunos para participar destes eventos esportivos, para fortalecermos também a evolução esportiva e a presença junto à outros alunos de outras cidades, o que promove este congraçamento tão necessário nos dias de hoje no esporte”, destaca o professor Rafael. 


Conhecedor

Quem está na cidade, e também prestigiou o evento, foi o professor Lazaro Pereira Velázquez, que é cubano, mas já está há algum tempo no Brasil. Ele disse que sempre é uma grande honra estar na cidade. “Eu só tenho a agradecer a oportunidade de estar aqui novamente, vejo que o trabalho realizado aqui nesta cidade atualmente é uma referência em âmbito nacional na modalidade, com escolas participando. Uma grande porcentagem de atletas que participam de competições de porte mundial iniciam no meio escolar, e isto representa uma grande marca. Tenho certeza que daqui também sairão muitos talentos, e todos os envolvidos estão de parabéns”, destacou o profissional.


No início da semana Velázquez já participou de um curso de formação de professores no mini-atletismo, com o objetivo de trabalhar a modalidade já nas idades iniciais com a modalidade. “Trabalhamos nesta atividade com aproximadamente 50 professores deste município e de outros da região (10 municípios. Fomos muito bem acolhidos, trabalhamos a parte pedagógica, com a formação dentro da escola. Este é o papel do professor, além da parte esportiva, no caso, é importante trabalhar a parte da saúde, da formação cidadã, com hábitos que garantam a tenham foco a qualidade de vida, o mini-atletismo no caso tem como principal importância desenvolver a criança fisicamente, intelectualmente e também, certamente, criar uma aproximação ainda maior entre o aluno e o professor”, concluiu.

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: [email protected]
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: